Translate

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Fábrica do Conhecimento - Paracambi

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

A fábrica de tecidos de algodão Brasil Industrial iniciou suas atividades em 1871, assumindo papel de grande relevância econômica na região. Como outras indústrias têxteis implantadas no país durante a segunda metade do século 19, a Fábrica Brasil Industrial apresentava características predominantes da chamada arquitetura industrial manchesteriana. Em 1984 a fábrica fechou definitivamente as portas.

Em 2001 o conjunto arquitetônico foi adquirido pela Prefeitura de Paracambi e se transformou na Fábrica do Conhecimento, um complexo educacional e cultural que agrega no edifício de quatro mil metros quadrados (e em seus anexos) uma escola de balé, uma escola de música, escolas técnicas de ensino médio e cursos de nível superior. Funcionam também neste complexo algumas Secretarias Municipais.

Para se chegar à Fabrica do Conhecimento é necessário passar por uma bela área verde em recuperação, que conta com um bosque de pau-brasil.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico