Translate

sábado, 26 de dezembro de 2015

Campo de Santana - Centro

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Campo de Santana

Inaugurado pelo Imperador D. Pedro II em 1880, o Campo de Santana atualmente com 122.155m² é a maior área verde do Centro do Rio de Janeiro, devemos observar que a abertura da Avenida Presidente Vargas diminuiu consideravelmente a área original do parque.

Como quase toda grande praça do Centro do Rio, o Campo de Santana era no passado uma área alagadiça que foi sendo lentamente aterrada para ampliar o solo útil da cidade; processo similar ocorreu na atual Praça Tiradentes, no Passeio Público e no Largo da Carioca.

Projetado por Antoine Marie Auguste Glaziou, o Campo de Santana ganhou a aparência de um enorme jardim predominantemente ordenado no estilo inglês de paisagismo (foto). Glaziou misturou plantas nativas da flora brasileira com espécies originárias de outras partes do mundo, como alguns exemplares de figueiras asiáticas e baobás africanos por exemplo.

Toda a área do Campo de Santana é tombada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro desde 1968.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Ponte no Campo de Santana - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico