Translate

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Praia da Gávea (São Conrado)

Pouca gente sabe disto, mas as praias que hoje são conhecidas como São Conrado e Pepino na realidade é a Praia da Gávea, uma denominação antiga, mas que ainda é a oficial, destas duas praias da Zona Sul do Rio de Janeiro. O nome Gávea remonta aos séculos 19 e anteriores. Era o nome de uma freguesia que ocupava a área dos atuais bairros da Gávea, São Conrado, Leblon e Lagoa.

Curiosidades: Freguesia era uma antiga divisão territorial criada pela Igreja Católica para administrar a área de influência de cada uma de suas igrejas e de seus respectivos serviços religiosos, tais como batizados, casamentos e missas. É por este motivo que existem na Ilha do Governador e na região da antiga Freguesia de Jacarepaguá 2 bairros com o nome de Freguesia. Pelo mesmo motivo o nome Gávea é usado para designar a sede que a Prefeitura do Rio de Janeiro cedeu para abrigar o Clube de Regatas Flamengo. Apesar de se localizar entre os atuais bairros da Lagoa e do Leblon, ali ainda é usado o nome da extinta Freguesia da Gávea.

Veja também: | Igreja de São Conrado | Praia de São Conrado | Praia do Pepino |

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!