Translate

domingo, 15 de junho de 2014

Atitudes para Preservar o Meio Ambiente

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

O Parque Nacional da Tijuca oferece um folheto onde são listadas as atitudes que devemos evitar ao visitarmos o parque.

Aqui adaptamos as instruções do folheto ajustando as instruções para um procedimento de visita em qualquer unidade de conservação ambiental que seja aberta para visitas.

1) Não fazer fogo: O fogo pode destruir enormes áreas de cobertura vegetal e matar diversos animais. Por esta razão é proibido acender fogueiras em áreas florestais. Mesmo que aparentem estar apagadas as fogueiras podem ser reacesas pelo vento e causar enorme estrago na vegetação.

2) Não deixar lixo na floresta: O lixo produzido em uma caminhada deve ser trazido de volta dentro de sacos de lixo e depositado em locais apropriados.

3) Não retirar nenhum tipo de material de dentro da floresta: a retirada de plantas, animais ou minerais de áreas florestais fragiliza o ecossistema tornando-o pobre e incapaz de manter o ciclo natural de reprodução das espécies ali existentes.

4) Não deixar oferendas: As oferendas religiosas, popularmente conhecidas como "despachos", além de deixar feio o local onde foram deixadas, também poluem o ambiente, fazem mal aos animais e causam incêndios florestais de grandes proporções. A prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro destinou a "curva do S", na Avenida Edson Passos (no Alto da Boa Vista) como o local para a prática e colocação da oferendas.

5) Não Danificar as Placas: As placas existem para a orientação dos visitantes, infelizmente há em nossa sociedade vândalos que destroem a sinalização, picham e alguns chegam a dar tiros nas placas! A sinalização deve ser respeitada e preservada para o bem de todos.

6) Não produzir barulhos ou tocar músicas em alto volume: Os sons que a Natureza produz deveriam ser um dos principais motivos para se visitar as áreas verdes brasileiras. Infelizmente há pessoas que, ao entrarem em contato com a Natureza, gritam imitando o Tarzam, ouvem músicas em alto volume alto, ou tocam instrumentos musicais, todas estas atividades estressam os animais, além de ser inconvenientes aos outros visitantes. Estando em contato com a Natureza, experimente ouvir os sons da Natureza.

7) Não Alimentar os Animais: Nossa alimentação, em geral, possui ingredientes que não são bons para os animais silvestres: corantes, conservantes, açúcar, para citar alguns, além disto, o plástico que envolve os produtos industrializados podem ser fatais aos animais. Não devemos deixar alimentos e suas embalagens ao ancance de animais silvestres.

8) Não beber água e tomar banho em locais inapropriados: Há locais onde o banho é permitido, porém o uso de produtos de higiene (sabonetes, por exemplo) serão sempre proibidos por poluirem a Natureza, sobretudo o solo e a água. Em alguns locais os rios são usados para abastecer localidades próximas. O consumo de água nos rios deve ser evitado, pois eles podem estar contaminados.

9) Não Fazer Atalhos nas Trilhas: Os atalhos feitos nas trilhas podem fazer com que as pessoas se percam e causam erosão que, ao longo do tempo destrói a trilha e o solo ao redor.

10) Não Depredar o Patrimônio: As pichações (em rochas, construções, árvores...), o vandalismo, além tornar o ambiente feio e sujo, podem causar transtornos, pois uma placa arrancada ou pichada pode fazer que um grupo se perca, ou não consiga chegar ao objetivo.

11) Não Inserir Animais Domésticos: É expressamente proibido inserir animais domésticos nos ambientes de preservação natural. Além da possibilidade de transmitirem e pegarem doenças (algumas delas fatais), há também a perturbação do ambiente natural pela presença de animais estranhos ao ambiente.

12) Não Andar de Bicicleta nas Trilhas: A prática de ciclismo nas trilhas além de causar riscos de acidentes entre os ciclistas e caminhantes ou animais, causam o agravamento da erosão do solo das trilhas, causando a destruição do caminho. As bicicletas são liberadas no asfalto, desde que em velocidade moderada, pois há caminhantes e animais no asfalto também.

13) Não Caçar: Todos os animais são importante em seu ambiente natural, a retirada de um único animal compromete o equilíbrio de todo o meio ambiente

14) Não Caminhar sem Atenção: A atenção é fundamental no contato com a Natureza. Animais podem surgir sem aviso nas trilhas e é preciso estar atento para não pisa-los ou assusta-los. Da mesma forma deve-se prestar atenção ao caminhar nas trilhas, pois pedras podem estar em falso ou escorregadias causando uma queda. O uso de fones de ouvido na trilha também deve ser evitado, pois retira a atenção necessária ao sucesso da caminhada. Cuidado onde coloca as mãos: árvores podem ter espinhos ou com partes podres, o que pode provocar acidentes. As roupas devem ser resistentes para o caso de quedas, os calçados devem ser resistentes e ter um bom solado. Repelentes e protetor solar são uma ótima opção para levar na mochila.

Veja também: Incêndios: Um Perigo para as Florestas Cariocas.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico