Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

Lonas Culturais do Rio de Janeiro - (Vários Bairros)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Relação das Lonas Culturais existentes na Cidade. Diversão barata e de ótima qualidade em bairros, nem sempre lembrados pela administração pública.

ANCHIETA - LONA CULTURAL MUNICIPAL CARLOS ZÉFIRO

Estrada Marechal Alencastro s/nº

Tel.: 3339-4290 (350 lugares)

Aberta de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h.

A Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro foi criada em 1999. Já foi palco para shows de diferentes grupos e grandes nomes da MPB. O nome da lona é uma homenagem a Carlos Zéfiro, autor dos "catecismos", pequenas revistas de bolso de conteúdo erótico publicadas nas décadas de 50 e 60.

CAMPO GRANDE - LONA CULTURAL MUNICIPAL ELZA OSBORNE (foto)

Estrada Rio do A, 220

Tel.: 3406-8434 (400 lugares)

Aberta de terça-feira a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 9h às 21h.

A Lona Cultural Municipal Elza Osborne, criada em 1993, deu início à concretização do projeto das Lonas Culturais Municipais, cuja ideia central consistia em instalar as grandes tendas da ECO-92 no subúrbio e transformá-las em espaços de interiorização e descentralização das atividades culturais na cidade do Rio de Janeiro. O projeto resulta de uma parceria entre a Prefeitura e representantes da sociedade civil. Novas plateias foram formadas, os bairros foram valorizados e o comércio local foi revitalizado. A Lona Cultural Municipal Elza Osborne também é originária do movimento Teatro de Arena Elza Osborne, criado na década de 50 como um dos núcleos do Teatro Rural do Estudante.

REALENGO - LONA CULTURAL MUNICIPAL GILBERTO GIL

Avenida Marechal Fontenelle, 5.000

Tels.: 3462-0774 3333-2889 lonagilbertogil@globo.com (350 lugares)

Aberta de segunda-feira a sábado, das 7h às 20h, e domingo, das 11h às 19h.

A Lona Cultural Municipal Gilberto Gil tem como proposta central apresentar trabalhos artísticos de qualidade, desenvolvidos por profissionais reconhecidos no cenário cultural carioca e brasileiro aos moradores de Realengo e de bairros próximos. Quando foi criada, em 1998, era chamada de Lona Cultural Capelinha. A mudança de nome aconteceu um ano depois e é uma homenagem ao compositor da famosa canção “Aquele Abraço”, por mencionar o bairro (Alô, alô, Realengo, aquele abraço!). Na Lona Cultural Municipal Gilberto Gil são realizados shows, apresentações teatrais e oficinas de balé clássico, capoeira e ginástica para a terceira idade.

MARÉ - LONA CULTURAL MUNICIPAL HERBERT VIANNA

Rua Ivanildo Alves s/nº

Tel.: 3105-6815 (400 lugares)

Aberta todos os dias, das 8h às 20h.

A Lona Cultural Municipal Herbert Vianna foi criada em 2005, em um dos maiores complexos de favelas do Rio, a Maré. A inauguração da Lona contou com um show de Herbert Vianna, acompanhado da banda Paralamas do Sucesso. O cantor foi eleito pelos moradores da Maré o patrono do novo equipamento, que funciona como centro de arte, oferecendo espaço para espetáculos artísticos, cursos, oficinas e palestras. Na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna também funciona a Biblioteca Popular Municipal Jorge Amado.

BANGU - LONA CULTURAL MUNICIPAL HERMETO PASCOAL

Praça 1º de maio s/nº

Tel.: 3332-4909 (350 lugares)

Aberta todos os dias, das 9h às 20h.

A Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal foi criada em 1997 na Zona Oeste, oferecendo peças, espetáculos de música e cinema, além de cursos, palestras e oficinas de teatro infantil, de violão, de capoeira e de ioga. O palco da lona já foi ocupado por diversos artistas consagrados pela crítica e pelo público. O patrono do equipamento é o músico e instrumentista Hermeto Pascoal, antigo morador da região.

VISTA ALEGRE - LONA CULTURAL MUNICIPAL JOÃO BOSCO

Av. São Félix, 601 – Parque Orlando Bernardes

Tel.: 2482-4316 (350 lugares)

Aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h.

A Lona Cultural Municipal João Bosco, criada em 1999, é dirigida pelo Movimento de Integração Cultural, o MIC, que no final dos anos 80 uniu artistas moradores do subúrbio carioca interessados em montar espetáculos em escolas, praças e outros espaços públicos. O MIC fez sucesso e, em 1993, passou a integrar o projeto das lonas. O homenageado, o compositor João Bosco, se apresenta na lona todo fim de ano.

SANTA CRUZ - LONA CULTURAL MUNICIPAL SANDRA DE SÁ

Praça do Lote, 219

Tels.: 3395-1630 / 3365-6039 (350 lugares)

A Lona está temporariamente fechada para obras. As oficinas e atividades seguem acontecendo normalmente na área externa e no campo de futebol de terça-feira a sábado, das 13h às 22h; domingo, das 13h às 20h. A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá foi inaugurada em 2004, com um show da cantora Sandra de Sá para mais de mil pessoas. O equipamento tem dois pavilhões, uma biblioteca, mesa de jogos, praça com parque infantil e campo de futebol society. A lona conta ainda com um galpão coberto com capacidade para 500 pessoas, que abriga diferentes tipos de espetáculos. Oficinas de desenho, teatro, lambaeróbica, futebol, percussão e dança de salão são oferecidas gratuitamente.

GUADALUPE - LONA CULTURAL MUNICIPAL TERRA

Rua Marcos de Macedo s/nº – Praça Edson Guimarães

Tels.: 3287-0921 / 3018-4203 (400 lugares)

Aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30 às 19h e, sábado, das 10h às 17h, domingo de 10h às 14h. A Lona Cultural Municipal Terra foi criada em 2000 e erguida com o apoio da Associação Cultural Amigos do Sanhaço. O nome escolhido foi uma homenagem ao título de uma canção de Caetano Veloso. Além de apresentar shows e peças teatrais, o equipamento oferece cursos e oficinas, entre as quais se destacam: balé, expressão corporal, desenho artístico, teatro de bonecos e artesanato. A maioria das oficinas é gratuita. Os alunos da rede municipal de ensino têm sempre direito à gratuidade, porque o principal objetivo do equipamento é promover o crescimento e o desenvolvimento cultural da comunidade.

JACAREPAGUÁ - LONA CULTURAL MUNICIPAL JACOB DO BANDOLIM

Praça do Barro Vermelho s/nº

Tel.: 2425-0825 (400 lugares)

Aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 20h.

Instalada em uma praça, a Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim tem uma arquibancada com capacidade para 400 pessoas. Sob a tradicional lona verde e branca funciona um centro de artes, que desenvolve ações e atividades para crianças, jovens, adultos e idosos e oferece espetáculos de música, teatro, dança e poesia, além de cursos e palestras. O incentivo à participação de artistas da comunidade objetiva descobrir e estimular novos talentos. Jacob do Bandolim foi escolhido para dar nome à lona por ter sido morador do bairro durante muito tempo.

ILHA DO GOVERNADOR - LONA CULTURAL MUNICIPAL RENATO RUSSO

Praça Manuel Bandeira s/nº

Tel.: 3366-0589 (400 lugares)

Aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

A mais recente lona cultural da cidade do Rio de Janeiro é a da Ilha do Governador, reafirmando uma ação de vanguarda da Secretaria Municipal de Cultura. As lonas revelam que a cultura é um instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento, revitalizando os espaços públicos, estimulando a convivência comunitária e despertando sentimentos de cidadania e pertencimento à cidade do Rio de Janeiro. O nome da lona, escolhido pela comunidade da Ilha, é uma homenagem ao músico Renato Russo.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Lona Cultural Elza Osborn - Campo Grande, Zona Oeste. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural