Translate

domingo, 20 de maio de 2012

Igreja de Nossa Senhora da Penha - (Penha)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

Conta a tradição que, em 1635 o capitão Baltazar de Abreu Cardoso, proprietário de toda a área ao redor do atual Santuário, ao subir o rochedo foi atacado por uma cobra. Baltazar, teria pedido socorro a Nossa Senhora e imediatamente um lagarto apareceu e atacou a serpente, dando tempo para Baltazar escapar dali.

Agradecido pelo que considerou um milagre, Baltazar mandou construir uma capela no alto da rocha onde pôs uma imagem de Nossa Senhora. Desde então ele passou a subir o penhasco para agradecer o seu milagre. Aos poucos, as pessoas próximas de Baltazar, passaram a subir o morro rochoso para fazer os seus pedidos e agradecer as graças alcançadas. A capela, apesar de pequena, era vista à distância, pois o rochedo se destaca na planície ao redor. Com o passar do tempo, pessoas que não eram diretamente ligadas ao capitão Baltazar, passaram também a subir o morro para fazer as suas orações, agradecimentos e pedidos. A palavra Penha tem sua origem em pedra, penhasco. Daí teria surgido a denominação Nossa Senhora da Penha.

Percebendo que o número de pessoas que se dirigiam para a capela que havia erguido, era cada vez maior, o capitão Baltazar resolveu doar as suas propriedades a Nossa Senhora da Penha. A Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha foi criada em 1728 para administrar o terreno e ampliar a capela.

Em 1870, foi demolida a capela e construída uma igreja com uma torre e novos sinos. No início do século 20 houve uma nova ampliação: duas torres foram construídas, e duas décadas depois, um carrilhão foi instalado nas torres e foi inaugurado em 27 de setembro de 1925 com a bênção do então Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Dom Henrique Gasparri.

Escadas: As escadas esculpidas na rocha, são uma marca do Santuário da Penha. Segundo a tradição, em 1817 um casal pediu ajuda à Nossa Senhora da Penha para que tivessem um filho. Pela promessa, se o esperado filho viesse, uma escadaria seria esculpida no granito, afim de facilitar o acesso dos devotos da santa.

Segundo a tradição, no ano seguinte o casal teve um filho e em 1819, cumprindo a sua promessa, a escadaria estava pronta. São 372 degraus talhados na pedra, que contrariam a lenda (muito difundida) de que a escadaria da Penha possui exatamente um degrau para cada dia do ano.

Santuário: Em 1935, por decreto do Papa Pio XI, a Igreja de Nossa Senhora da Penha foi agregada à Sacrossanta e Patriarcal Basílica de Santa Maria Maior de Roma.

Em 1966, o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, então Arcebispo do Rio de Janeiro, elevou o templo sagrado de Nossa Senhora da Penha à categoria de Santuário Perpétuo.

Em 1981, o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, após desideração do Papa João Paulo II, elevou o Santuário de Nossa Senhora da Penha à categoria de Santuário Mariano Arquidiocesano.

Estrutura: Antes das escadas há um pátio com banheiros, uma concha acústica para eventos culturais e musicais, estima-se que essa área tenha espaço para cerca de 30 mil pessoas, dois coretos (desses que ainda existem em cidades do interior e em algumas praças do Rio) situados no início da escada oferecem uma visão panorâmica da planície ao redor. Infelizmente, grande parte da paisagem é dominada por favelas, um gritante testemunho de séculos de falta de políticas públicas de habitação...

O plano inclinado, mais conhecido como "bondinho" foi inaugurado em 2003, com capacidade para transportar aproximadamente 500 pessoas por hora. Há ainda projetos para a construção de um abrigo para os peregrinos, um restaurante panorâmico e uma praça de alimentação, vamos aguardar!

Um novo plano inclinado está sendo construído e terá início desde as imediações do Parque Shangai, estabelecido há décadas na subida do Santuário. Esse novo plano inclinado, evitará a subida por ladeiras e escadas até a igreja.

Há ainda projetos mais expansivos para o Santuário da Penha, com previsão de uma nova igreja, um hotel, além de espaço para convenções, entre outras melhorias.

Por tudo isso a Igreja de Nossa Senhora da Penha é hoje, o principal ponto turístico da Zona Norte do Rio de Janeiro e, pelo jeito, se prepara para continuar com essa primazia por muitos anos.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Religioso e Histórico

O Rio de Janeiro nas Músicas