Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Espaço Cultural Caixa - (Recife)

O Bom do Rio é um blog especializado em divulgar pontos interessantes, seja por sua relevância histórica, religiosa, cultural ou ecológica situados no Rio de Janeiro, estado e capital. Mas, hoje (15/05/2012), é um dia especial na cidade de Recife: está sendo inaugurado naquela cidade mais um Espaço Cultural da Caixa (foto). Como divulgador desse tipo de instalação, o Bom do Rio saúda a iniciativa da Caixa Econômica Federal em somar mais um local de difusão cultural àquela capital.

A Caixa Cultural Recife será um espaço de exposições, shows, teatro, cinema e todas as manifestações de arte e cultura na capital pernambucana. Para marcar a abertura do novo espaço, será aberta, a partir das 21h, a exposição “Segredos”, do artista plástico goiano Siron Franco.

Situada na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, a Caixa Cultural Recife está instalada em edifício histórico que já serviu a grandes instituições financeiras e foi da sede da Bolsa de Valores de Pernambuco e Paraíba. O imóvel foi totalmente restaurado adaptado à nova função.

Intervenção - Desde o último sábado (12), Recife foi tomada por uma intervenção urbana visando anunciar a chegada da Caixa Cultural à cidade. Quatro artistas plásticos fizeram pinturas ao ar livre, durante três dias, em palavras de dois metros de alturas.

Esculpidas em MDF, formando verdadeiras esculturas, palavras como música, arte e teatro foram instaladas em locais de grande movimentação: Parque da Jaqueira, Praia de Boa Viagem, Marco Zero e Agamenon Magalhães.

Caixas Culturais - Atualmentea Caixa Cultural conta, em todo o país, com 23 galerias, cinco teatros, dois cinemas, quatro museus e mais de 18 mil m² de área de exposição, distribuídos em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Curitiba. Após a inauguração da unidade de Recife, será a vez de Fortaleza.

Com essa expansão em Pernambuco, a Caixa se posiciona como uma das instituições financeiras pioneiras em manter uma política cultural de abrangência nacional. Seus espaços culturais são dedicados a viabilizar, econômica e materialmente, o usufruto público da arte, em suas diversas formas e linguagens. Além disso, o banco mantém um acervo de arte raro, de grande identificação com a cultura brasileira.

Em junho, está prevista a inauguração da Caixa Cultural Fortaleza.

Exposição “Segredos” – Amostra "Segredos", do artista plástico goiano Siron Franco, tem o poder de provocar reflexões em seus interlocutores. Exibida no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, durante o ano passado, a exposição foi visitada por mais de 100 mil pessoas. “Segredos” evoca um mistério, que pode conter tudo, desde fatos não revelados a simples ironias cáusticas do dia-a-dia.

O segredo da criação se apresenta tanto na ideia que dá origem à produção quanto em tudo aquilo que, na existência do artista, evoca algo misterioso. Siron mira, principalmente, nos segredos que encobrem o Sagrado: o mistério da vida, da criação, da oração e da intuição. Tudo isso captado no cotidiano, às vezes absurdo, que o olhar desatento pode designar como algo banal.

Serviço

Inauguração da Caixa Cultural Recife Exposição “Segredos” – Siron Franco

Data: terça-feira (15)

Hora: 20h

Local: Caixa Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa nº 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo – Recife (PE)

Telefone: (81) 3425-1906

Abertura da exposição: terça-feira (15) às 21h (para convidados)

Visitação: de 16 de maio a 1 de julho de 2012

Entrada: franca

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h – domingo, das 10h às 18h

Nossos parabéns por essa iniciativa da CEF na cidade de Recife.

Ir para o Índice

Foto: Divulgação Caixa Econômica Federal. Espaço Cultural da Caixa - Recife, Pernambuco. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Jurujuba - (Niterói)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Calendário de Eventos |

A Fortaleza de Santa Cruz da Barra, ou simplesmente Fortaleza Santa Cruz, integrou o complexo de instalações defensivas erguida para vigiar a Baía de Guanabara. Sua construção teve início em 1555, com uma guarnição improvisada mandada construir por Villegaignon. Após a derrota e expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, o forte improvisado que apresentava apenas duas peças de artilharia, foi crescendo em importância, conforme o passar do tempo.

Além de fortaleza militar com propósito de vigiar e defender a Baía de Guanabara, foi também, em várias épocas de inconstâncias políticas, um presídio para os inimigos do governo, além de local de torturas e execuções.

Tombada em 1939 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)), é hoje um dos exemplos mais significativos que existem da arquitetura e engenharia colonial militar luso-brasileira.

Atualmente é possível visitar a Fortaleza em grupos guiados por soldados do Exército, que contam a história do local. O passeio é muito interessante e, se o tempo estiver bom, é possível tirar excelentes fotografias, não só da fortificação, como do Pão de Açúcar (foto), bem em frente à Fortaleza de Santa Cruz.

Próximo da Fortaleza Santa Cruz, existem outras duas excelentes opções de passeios: os Fortes do Pico e São Luiz, ambos também em Jurujuba, os quais falaremos em outra postgem.

Estrada General Eurico Gaspar Dutra, s/nº. Jurujuba, Niterói.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Vista da Fortaleza de Santa Cruz - Jurujuba, Niterói. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico