Translate

terça-feira, 13 de março de 2012

Igreja de Santa Cruz dos Militares - (Centro)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Confira Nosso Calendário de Eventos! | |

No local onde hoje se situa a Igreja de Santa Cruz dos Militares, existiu, anteriormente, o Forte de Santa Cruz, uma das unidades militares do exército colonial português.

A idéia de se erguer uma capela para os militares foi do Governador Martim de Sá, que, em 1623, doou o terreno para que fosse construído um cemitério e uma capela para essa finalidade.

A atual igreja foi construída sobre as ruínas da antiga capela e ficou pronta em 1811, sendo inaugurada com a presença de D. João VI.

A fachada da igreja é considerada a primeira no estilo neoclássico a ser erguida no Brasil. O altar é obra do Mestre Valentim, consagrado artista brasileiro do início do século 19.

Um detalhe curioso é que a torre da igreja é situada aos fundos da construção. Alguns dizem que, originalmente, o projeto era para a igreja ser voltada para a Baía de Guanabara e não para a rua Primeiro de Março.

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de Santa Cruz dos Militares - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

domingo, 11 de março de 2012

Centro Cultural Justiça Federal - ( Centro)

| 2015: 450 Anos de Rio de Janeiro! | Calendário de Eventos |

O CCJF, abrigado em um edifício de arquitetura eclética, construído no início do século 20, foi inaugurado em 2001 e oferece teatro, 14 salas de exposição, além de uma cafeteria.

O projeto do imóvel foi de autoria do arquiteto Adolpho Morales de Los Rios e, originalmente, destinava-se a sediar a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Acabou por se tornar a sede do Supremo Tribunal Federal, entre os anos de 1909 e 1960, quando o STF foi transferido para a nova capital, Brasília.

O prédio ficou muitos anos abandonado e a sua restauração foi um processo complexo que durou aproximadamente 6 anos para ser efetivamente concluída.

A fachada do prédio apresenta características do classicismo francês, a escadaria é predominantemente no estilo art noveau, em ferro fundido e mármode de Carrara. Há elementos neogóticos em suas janelas e do Renascimento em alguns detalhes frontais.

As portas de madeira foram talhadas com diversos detalhes aluivos ao tema da Justiça.

A antiga Sala de Sessões teve seu assoalho original (em peroba e pau roxo) preservado e no teto e nas paredes laterais foram restauradas as pinturas murais da época de ua inauguração.

Completando o conjunto presente no CCJF estão belos vitrais de autoria de F. Urban. O somatório desses elementos torna, por si só, o prédio do Centro Cultural Justiça Federal um exemplar raro na arquitetura brasileira.

Foi o primeiro centro cultural brasileiro criado pelo Poder Judiciário. Vale ser visitado.

Arredores: Biblioteca Nacional, Clube Naval, Museu Nacional de Belas Artes, Obelisco da Avenida Central - atual Rio Branco, Teatro Municipal

Outros Centros Culturais: Casa França-Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Paço Imperial

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Centro Cultural Justiça Federal - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Cultural e Histórico