Translate

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Sambódromo - (Cidade Nova)

O Sambódromo, cujo nome oficial é Passarela Professor Darcy Ribeiro (nome que nunca ficou popularizado), foi construído para ser o local definitivo dos Desfiles das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro. A denominação Sambódromo, está errada, uma vez que o sufixo dromo é aplicável aos locais destinados à realização de corridas (como em autódromo, velódromo, hipódromo), além de Sambódromo é conhecido também como a Passarela do Samba.

O projeto da Passarela do Samba é de Oscar Niemeyerr e, como não poderia ser diferente, é caracterizado por ser uma estrutura integralmente feita em concreto. Foi concluído em 1984, e entregue pelo Governador Leonel Brizola.

Desde a inauguração da Passarela, os desfiles passaram a acontecer em 2 noites seguidas.

Outros eventos, além dos desfiles das escolas de samba, são realizados no Sambódromo, tais como shows de rock, cultos religiosos e até mesmo exibições esportivas. Na maioria das vezes o palco desses eventos fica localizado na Praça da Apoteose (foto) durante o ano, o Sambódromo funciona como escola pública.

Em 2011 ocorreu a implosão de uma antiga fábrica de cerveja existente ao lado da Passarela do Samba e, finalmente, o Sambódromo terá seu projeto original efetivado. Caso as obras fiquem prontas em 2012, esse será o primeiro desfile com as novas arquibancadas.

Ver também: G.R.E.S. Mocidade Independente, G.R.E.S. Portela, Negros 1, Negros 2, Negros 3, Pedra do Sal, Trem do Samba - Oswaldo Cruz

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. - . Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!