Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Igreja de Nossa Senhora da Apresentação - (Irajá)


Irajá foi a terceira freguesia (paróquia) da atual cidade do Rio de Janeiro e a primeira freguesia da, então, área rural. Esse fato, por si só, torna Irajá um local importantíssimo na formação da Zona Norte e de parte da Zona Oeste do Rio.

A Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá (foto), foi a sede dessa antiga freguesia, cuja origem remonta ao ano de 1647. É também a única igreja brasileira com essa denominação.

Nos dias atuais, ainda permanece atrás da Igreja de Nossa Senhora da Apreentação, o cemitério da freguesia, como era o costume daquela época.

Por apresentar dimensões consideravelmente grandes, a Freguesia de Irajá foi desmembrada, no ano de 1661, com a criação da Freguesia de Nossa Senhora do Loreto, na região de Jacarepaguá. As duas igrejas possuem algumas similaridades em suas fachadas e não é por coincidência.

Irajá significa em tupi-guarani, o lugar de onde brota o mel. Até o século 19, toda a região de Irajá foi uma grande produtora de gêneros alimentícios para o Centro do Rio de Janeiro (sobretudo frutas, aguardente, milho e feijão). Muitas dessas fazendas da região da freguesia de Irajá deram origem aos diversos bairros e nomes de ruas da Zona Norte da Cidade, como, por exemplo, Madureira e Estrada do Portela (ambos são sobrenomes de antigos fazendeiros da região).

Recentemente a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá, que tanta importância teve para a cidade do Rio de Janeiro, passou por uma reforma que a recuperou de diversos problemas em sua estrutura.

Outras Igrejas: Capela Mayrinck, Catedral Metropolitana, Catedral Presbiteriana, Igreja de Nossa Senhora da Penna, Igreja de Santa Cruz dos Militares, Igreja de São Sebastião e Santa Cecília, Igreja Presbiteriana de Rocha Miranda

Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Igreja de Nossa Senhora da Apresentação - Irajá. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
Contatos/Fale Comigo.

______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Religioso e Histórico

4 comentários:

  1. A Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, subúrbio do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, merece firmemente o apoio social e econômico de todos, que amam aquele lugar pacato e hospitaleiro. Deus nos livre sempre e nos guarde de todo o mal. Amém. Helinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um patrimônio de relevância histórica e religiosa que precisa ser preservado!

      Excluir
  2. Vejo que é importante colocar as fontes de pesquisa. Boa, a sua iniciativa.
    Carlos Henrique, do Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlos Henrique! Não coloco fontes para não deixar o texto "pesado", a proposta do meu blog é divulgar dados interessantes e dali gerar uma pesquisa para outros links. Mas futuramente poderei passar a fazer isto. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!