Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Chafariz de Mestre Valentim, ou Chafariz da Pirâmide (Praça 15, Centro)

Obra de inigualável importância para o Rio de Janeiro do século 18, o Chafariz de Mestre Valentim, também conhecido como o Chafariz da Pirâmide, foi concluído em 1789 como parte integrante do novo porto do "Terreiro do Carmo", como era chamada naquela época a região da atual Praça 15. Apesar de servir à população daquela parte do Rio, o chafariz era sobretudo usado para abastecer os navios que ali aportavam.

Quando foi inaugurado, o Chafariz de Mestre Valentim situava-se próximo da orla da Baía de Guanabara, hoje dezenas de metros surgidos após uma sucessão de aterros ao longo da História, separam o chafariz das águas da Guanabara. Na década de 90, durante as obras para a construção do chamado "mergulhão da Praça 15", foram redescobertas as escadarias originais do Chafariz da Pirâmide, situados na área que constituía o antigo cais do Terreiro do Carmo.

A pirâmide colocada acima da obra era encimada por uma esfera armilar, o maior símbolo de Portugal, em 1842 ocorreu a substituição por uma Coroa Imperial. O chafariz foi construído com cantaria de blocos de gnaisse e apresenta alguns detalhes confeccionados em mármore de Lioz.

O porto do Rio de Janeiro era abastecido com as águas do Rio Carioca, o mesmo rio que abasteceu a cidade nos tempos de sua fundação. Para levar as águas do Rio Carioca até o porto do Terreiro do Carmo foram construídos quilômetros de canais e os imprescindíveis Arcos da Lapa, considerados desde então como "a maior obra feita no Brasil colonial".

O estilo arquitetônico usado por Mestre Valentim para construir o chafariz enquadra-se no chamado barroco tardio.

Arredores: Arco do Telles, Espaço Cultural da Marinha, Ladeira da Misericórdia, Museu Naval, Paço Imperial, Vídeos no You Tube

Ver Também: Monumento Estácio de Sá, Principais Obras de Mestre Valentim no Rio de Janeiro


Ir para o Índice

Foto: Vinício Antônio Silva. Chafariz da Pirâmide - Centro. Rio de Janeiro: Capital Cultural Brasileira.
______

“Levantemos a cidade que ficará por memória do nosso heroísmo e do exemplo de valor às vindouras gerações, para ser a rainha das províncias e o empório das riquezas do mundo”

ESTÁCIO DE SÁ - 1565

Vinício Antônio Silva é guia credenciado pela EMBRATUR e fotógrafo amador.

Pontos de Interesse: Rio de Janeiro Turismo Histórico e Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para tornar O Bom do Rio um blog cada vez melhor!